Isso é totalmente possível através do Inbound Marketing e você vai aprender como atrair clientes de forma automática com o Inbound Marketing neste artigo.
Muitas empresas ainda dependem exclusivamente de estratégias de marketing tradicionais, como indicações e panfletagens, para atrair novos clientes.
Essas estratégias podem até funcionar a um certo ponto mas, acabam gerando um desgaste muito grande no momento em que você decide escalar os resultados da sua empresa. Isso acontece pelo fato de que essas estratégias não te dão previsibilidade (você nunca sabe quantos clientes terá no mês seguinte) e faz com que você precise investir muito esforço correndo atrás de novos clientes, para ter um resultado, ainda assim, proporcionalmente pequeno.
Mas já imaginou se você pudesse inverter esse papel e fazer com que a sua empresa, ao invés de ir atrás dos clientes, tenha os clientes vindo até ela de forma automática? E melhor: com previsibilidade, através de métricas que te mostram quantos clientes você terá nos próximos meses?
É exatamente sobre isso que vamos falar aqui!
O que é Inbound Marketing
O termo Inbound Marketing pode ser traduzido como Marketing de Atração, e é aqui onde começamos a entender o conceito e a aplicação dessa estratégia na sua empresa.
O Inbound Marketing trata-se de adotar ações que têm como objetivo atrair uma audiência específica para o site, blog ou redes sociais da sua empresa.
Uma vez atraída, essa audiência será educada por meio de conteúdos estratégicos e relevantes, que têm o intuito de tornar a sua empresa uma autoridade e aumentar o nível de consciência da sua audiência em relação ao seu produto/serviço, visando torná-los futuros clientes.
Como vemos no livro “As Armas da Persuasão” de Robert Cialdini, existem princípios psicológicos e persuasivos que levam as pessoas a dizerem sim.
Esses princípios são chamados de gatilhos mentais.
Esses gatilhos tornam-se extremamente eficazes, principalmente a nível subconsciente e, quando falamos de técnicas de Inbound Marketing, conseguimos perceber 2 gatilhos mentais principais sendo ativados ao mesmo tempo: o gatilho da autoridade e o gatilho da reciprocidade, o que gera um poder ainda maior para a estratégia.
Inbound Marketing e Funil de Vendas
Você já entendeu que, dentro do Inbound Marketing, gerar conteúdo relevante para a sua audiência é uma estratégia extremamente eficaz quando temos o objetivo de convertê-los em clientes.
Mas como isso acontece?
Essa jornada que começa na atração de uma audiência e termina com a conversão de parte dessa audiência em clientes, é uma jornada de aumento de consciência.
Na etapa de atração, a primeira etapa, é onde a sua audiência tem o menor nível de consciência. Já na etapa de venda, que é a última, é o estágio onde a sua audiência tem o maior nível de consciência.
Isso significa que, conforme a audiência vai consumindo o seu conteúdo, ela vai ficando cada vez mais consciente sobre o produto/serviço que a sua empresa entrega. E quanto mais consciente essa audiência estiver, mais propensa ela estará a comprar de você.
Todo esse processo de aumento de consciência é chamado de Funil de Vendas, uma estrutura que resume toda a jornada de compra do cliente. O papel de um bom planejamento, é aplicar a estratégia certa de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo em cada uma dessas etapas, que são:
Topo de funil (Aprendizado e descoberta)
Essa é a etapa da atração, onde o intuito é entregar um conteúdo relevante, interessante e útil para o maior número de pessoas que possuam o perfil de compra do produto/serviço da sua empresa.
Nesta etapa, geralmente o visitante tem um baixo nível de consciência e o conteúdo deverá ser focado em chamar a atenção do visitante para despertar uma necessidade ou torná-lo ciente de um problema que o seu produto/serviço resolve.
A dica aqui é não se aprofundar muito no conteúdo e trabalhar com posts mais curtos, como listas, dicas, guias e tutoriais sempre objetivos.
Meio de funil (Interesse e consideração)
Os visitantes que chegam nessa etapa, estão mais interessados pelo que a sua empresa tem a dizer e, por isso, passam a consumir o seu conteúdo com mais frequência.
Sendo assim, eles começam a considerar a sua empresa como uma possível solução para suas necessidades, o que faz com que eles se transformem em potenciais clientes, também conhecidos como leads.
Nesta etapa, você criará conteúdos que aprofundem os temas que foram trabalhados de forma superficial nos conteúdos de Topo de funil, trazendo posts mais longos e completos e informações mais avançadas.
Fundo de funil (Avaliação e compra)
Os leads desta etapa já estão qualificados e consideram fortemente o seu produto/serviço como uma solução para a necessidade ou problema que eles enfrentam.
Aqui o foco não é mais no seu produto/serviço, mas sim, na sua empresa.
Sabendo disso, o conteúdo deverá ser voltado para a sua marca, com o intuito de gerar ainda mais autoridade mas, principalmente, confiança.
Conteúdos como reviews, depoimentos de clientes, cases de sucesso e unboxing de produtos, se encaixam perfeitamente nessa etapa.
Por que sua empresa precisa de Inbound Marketing?
Agora que você já sabe o que significa Inbound Marketing e como aplicá-lo na sua empresa, pode ter ficado uma dúvida: “Será que a minha empresa precisa de Inbound Marketing?”.
Pensando nisso, listamos abaixo alguns motivos pelos quais nós, aqui da Exponencia, acreditamos que esse tipo de estratégia deve ser implementada no seu negócio o quanto antes.
Seu cliente precisa de informação e conteúdo. O Inbound Marketing supre essa necessidade
De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), cerca de 97% dos consumidores virtuais realizam pesquisas online antes de comprar.
Isso reflete uma realidade do hábito de consumo no Brasil sendo, uma pequena minoria, as pessoas que compram sem antes pesquisar sobre o produto/serviço que têm interesse.
O Inbound Marketing busca atrair exatamente esses potenciais clientes, fazendo com que a sua empresa se posicione, de forma antecipada, nos canais que eles já estarão presentes, como blogs, sites e mídias sociais.
Durante esse processo, o objetivo principal é construir uma relação com a sua audiência, entregando uma experiência personalizada e alinhada às suas necessidades através de conteúdos estratégicos, que aumentem a consciência dele em relação ao produto/serviço que a sua empresa oferece.
Quanto mais útil for o conteúdo entregue, mais esse potencial cliente começará a perceber a sua empresa como uma autoridade do nicho, o que o fará concluir que a sua empresa será, dentre várias opções, a melhor e a que mais o fará ter um experiência positiva na compra de um produto ou na contratação de um serviço específico.
O Inbound Marketing é acessível para diferentes setores
Apesar de muitos pontos positivos, quando a estratégia de uma empresa é fundamentada no marketing tradicional (ou Outbound Marketing), temos diversos aspectos negativos que podem tornar inviável a adequação a esse tipo de estratégia por pequenas empresas, por exemplo.
Alguns aspectos negativos são:
- Defasagem na etapa de segmentação das campanhas;
- Alto custo de execução do projeto;
- Dificuldade de mensurar, de forma efetiva, as métricas e resultados obtidos;
- Dificuldade de atingir públicos e nichos específicos;
- É quase impossível escalar as campanhas dando prioridade às que mais funcionam.
Já com o Inbound Marketing, o processo é mais acessível e eficiente para empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado. Isso acontece justamente pela possibilidade de ir escalando as campanhas gradualmente, conforme a performance de cada uma delas.
Negócios Locais, PME’s, E-commerces e Autônomos, são alguns exemplos de setores onde o Inbound pode se encaixar perfeitamente.
Com isso podemos concluir que, dentre várias diferenças, a principal entre Inbound e Outbound Marketing, gira em torno da possibilidade de aplicação do Inbound em qualquer tipo de negócio, seja ele um pequeno, médio ou grande negócio, independente do setor.
Poucas empresas brasileiras investem em Inbound Marketing
Atualmente, apenas 57% das empresas brasileiras investem, de fato, em uma estratégia de Inbound Marketing. E, mesmo assim, mais de 80% dessas empresas ainda se encontram em um estágio emergente, ou seja, ainda sem uma estratégia necessariamente consolidada.
Isso significa que a sua empresa tem grandes chances de se destacar de mais da metade do mercado brasileiro e, consequentemente, gerar mais autoridade e reconhecimento de marca em relação à concorrência.
Conclusão
O Inbound Marketing é um marketing de atração, que é construído através do relacionamento da sua empresa com o seu futuro cliente durante um certo tempo.
O intuito é atrair uma audiência para o seu site, blog ou mídias sociais através de um conteúdo que desperta uma necessidade ou uma dor e educar essa audiência, através de conteúdos estratégicos de funil, para que ela perceba o seu produto/serviço como a principal solução.
Esse tipo de estratégia pode (e deve) ser implementada por absolutamente qualquer tipo de negócio, de qualquer setor e de qualquer nicho que deseja escalar o faturamento, justamente pelo custo-benefício e pela possibilidade de ir escalando as campanhas conforme os resultados forem aparecendo.
Ao contrário do marketing tradicional, com o Inbound, a sua empresa será capaz de mensurar todo e qualquer tipo de resultado, te possibilitando otimizações que irão aumentar ainda mais os resultados das campanhas que já estão performando bem e cessar o investimento das campanhas que estão performando mal.
E aí! Gostou do artigo sobre Inbound Marketing?
Depois de ler todo o conteúdo, você já sabe como atrair clientes de forma automática com o Inbound Marketing. E para que você consiga vender cada vez mais e ter sucesso em seu negócio, considere seguir as dicas deste artigo.
Se precisar do auxílio de profissionais capacitados em Inbound Marketing, conte com a Exponencia. Agende um horário conosco e conheça mais sobre como podemos escalar os resultados da sua empresa.
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